Entre em contato pelo WhatsApp!

Entrar em contato!

(42) 3027-4747

Como obter maior efetividade na recuperação de crédito

18/01/2021 | por Leonardo | Direito Civil, Direito Empresarial

Como obter maior efetividade na recuperação de crédito

Sendo o crédito essencial para a manutenção e desenvolvimento de uma empresa e sociedade, a sua recuperação objetiva reparar ou ao menos amenizar os danos sofridos em razão do não pagamento do crédito tomado ou negócio inadimplido.

Quando a inadimplência ocorre, muitas dúvidas surgem sobre como proceder de maneira efetiva diante da recuperação de crédito e, por isso, nesse artigo iremos abordar brevemente alguns aspectos relevantes sobre o tema.

 

1- Entender os motivos que levaram seu cliente a inadimplência

Poucos são aqueles que estão inadimplentes porque não querem pagar. Em maior parte encontram-se pessoas ou empresas que realmente estão tendo dificuldades em adimplir com suas obrigações.

Um dos passos mais importantes é entender os motivos que levaram a inadimplência e a consequente flexibilização de critérios e medidas de adimplemento, ou seja, estudar e propor soluções customizadas para o cumprimento do novo acordo.

Sob essa ótica enquadra-se na modalidade de resolução de conflitos por meio preventivo, onde o custo pela cobrança é reduzido, bem como o tempo para receber o crédito também reduz drasticamente em virtude de possíveis ajuizamentos de novas demandas de cobrança.

 

2- Controle rígido de créditos a receber

Ter um controle rigoroso de seus devedores é essencial, pois na hora de proceder com a recuperação de crédito, detalhes como datas de inadimplemento, números dos contratos, valores, etc, são essenciais para maior efetividade da cobrança, bem como para a aplicação e recebimento das multas e juros, a depender de como foi pactuado, como também para saber se o crédito não está prescrito.

 

3- Conhecimento do devedor e do seu patrimônio

Tão importante quanto saber para quem você está oferecendo e negociando seus produtos ou serviços é saber quem é seu cliente e quais são suas possíveis garantias. Sendo assim, consolidar informações patrimoniais, além de relações societárias, núcleo familiar com a finalidade de identificar eventual blindagem patrimonial entre o período da celebração do instrumento inadimplido e a mora é essencial.

 

4- Contratar um escritório de advocacia

Considerando dar ainda maior efetividade na recuperação de crédito, recomenda-se procurar desde o início de todo o processo a ajuda de profissionais capacitados e que já tenham experiência em recuperação de crédito, tanto em medidas preventivas, extrajudiciais e judiciais.

Nessa perspectiva os profissionais irão realizar todo o trabalho por você, desde o planejamento conjunto preventivo, quanto na realização de cobranças extrajudiciais e judiciais.

Também há de se considerar que estes profissionais podem ter acesso a um arsenal de ferramentas específicas que possibilitam rastrear o patrimônio do devedor com extrema efetividade.

 

Esperamos que com esse breve artigo possamos ter sanado algumas dúvidas sobre a recuperação de crédito.

Se você gostaria ainda de maiores informações ou mesmo deseja saber mais sobre todo o processo de recuperação de crédito, entre em contato conosco, ficaremos felizes em ajudá-lo!


Alguma dúvida? Entre em contato conosco!